Escolha a melhor posição para amamentar o seu bebê

Publicado por | Amamentação

Escolha a melhor posição para amamentar o seu bebê

posição para amamentarAmamentar é tudo de bom, não é mesmo? Então, para que este momento se torne ainda mais confortável e prático é importante que as mamães aprendam a encontrar uma melhor posição para ela e o bebê. Assim ela fica mais relaxada e o pequeno aproveita para encher a barriguinha!

Para isso, existem algumas técnicas. Veja quais são elas e também os cuidados na hora da amamentação a partir das orientações do médico ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

1 – Deitada

Com travesseiro apoiando suas costas ou sua cabeça, apóie o bebê com o braço do lado da mama que está sendo oferecida.

2 – Sentada

Coloque o bebê levemente apoiando por uma das pernas que pode estar protegida por uma almofada, estando esta perna apoiada sobre um pequeno calço (exemplo: um banquinho).

3 – Posição Invertida

Coloque o bebê para mamar na mama direita, com as pernas embaixo do braço direito da mãe, como quem carrega alguma coisa debaixo do braço.

4 – “A cavalo”

Colocar o bebê com as pernas entrelaçando a cintura da mãe, apoiando-lhe as costas, deixando-o em pé a fim de que alcance a mama materna.

Dicas e Cuidados

Segundo o médico, na hora de amamentar, lembre-se destes conselhos:

Nos primeiros dias o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.

Para dar de mamar procure um lugar da casa tranquilo, num sofá ou cadeira que você possa encostar bem suas costas.

Lave bem as mãos antes de cada mamada.

Antes de colocar o bebê no peito, verifique se a aréola está macia e o bico flexível. Se estiver, comece a amamentar. Se não, retire um pouco de leite até ficar macia. Faça assim: faça pressão com os dedos polegar e indicador sobre a região areolar. Você vai perceber que o leite vai sair sem muito esforço. Se quiser guardar, coloque em um copo limpo, depois guarde na geladeira. O leite deve ser aquecido somente em banho-maria e não deve ser fervido. Não dê mamadeira ao bebê. Se precisar, dê em colherinhas.

Deixar o bebê abocanhar todo o bico e aréola. Cuidado para a mama não tapar o nariz do bebê.

Dar as duas mamas durante as mamadas, esvaziar uma, depois dê a outra, conforme explicamos anteriormente.

Para retirar o bebê da mama, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará.

Coloque o bebê no seu ombro para arrotar.

Use sutiã adequado, de algodão, deve ser bem firme e com alças curtas para sustentar bem as mamas. Você deve usá-lo até para dormir enquanto estiver amamentando. Quando lavá-lo, retire bem todo o sabão para que não dê alergia no bebê.

Não se aconselha empurrar o bebê contra a mama, muito menos a sua cabeça, desencadeando um reflexo de “fuga à asfixia”, ou seja, o bebê fica com medo de se sufocar e acaba por não mamar. Assim muitas mães acreditam que o bebê não quer mamar, o que não é verdade.

Last modified: 28/08/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *