As inúmeras vantagens de ler para seu filho

Publicado por | Educação

As inúmeras vantagens de ler para seu filho

O hábito de contar histórias para as crianças estimula a criatividade, fortalece os laços familiares e é muito gostoso.

Uma nova pesquisa da Reading is Fundamental (RIF), empresa ligada à loja de departamentos norte-americana Macy’s, mostra que o ato de ler e/ou contar histórias para as crianças antes delas dormirem ocorre apenas em 33% das famílias ouvidas. Além disso, 50% das crianças preferem mesmo é gastar este tempo com TV, tablet e videogame.

Que final mais infeliz para as histórias de “Era uma vez”, não é mesmo?

O mais triste é saber que mergulhar em histórias, sejam elas de ficção ou não, é parte importante do desenvolvimento infantil e que abandonar esse hábito é o mesmo que deixar pra lá vários benefícios para os pequenos.

Pedagogos e psicólogos são unânimes em afirmar que ler para o filho estimula a imaginação dele, aguça a curiosidade e ajuda no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral. As histórias também minimizam aspectos da solidão, já que ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação. Nos contos de fadas com elementos como monstro, bruxa, princesa e herói, por exemplo, as crianças aprendem a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas.

E não tem idade para a criança começar a participar desse mundo mágico. Mesmo antes de o bebê balbuciar, os pais já podem começar a contar pequenas histórias.

A pedagoga Martha Teixeira elaborou 5 passos para pais e mães que querem ser bons contadores de história:

  1. Escolha uma história adequada para a idade e para a situação que a criança está vivendo. Quando mais elementos da história ela puder reconhecer, melhor será o interesse;
  2. Antes de ler o livro ao seu filho, leia a história sozinha primeiro para que as partes impactantes fiquem bem gravadas e você consiga deixá-las ainda mais emocionantes;
  3. Uma narrativa leva ao mundo da imaginação e do sonho, então, nada melhor do que criar um clima antes de começar a leitura. Prepare um espaço para a história, vale um cantinho especial no quarto, a luz mais baixa, almofadas no chão.
  4. Dar ritmo à narrativa é importante. Se o herói está mais pensativo, fale mais pausadamente e com tom de voz mais baixo. Se ele estiver em um momento mais intenso, uma fala firme e apressada combina bem e vai prender a atenção do seu filho;
  5. Dê um bom fechamento à história, mas leia até o fim. E lembre-se de que o seu filho precisa sonhar e, por isso, quanto mais mágico for o final, mais realizado ele ficará.

Last modified: 20/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *